Projetos

Década de 20

Fazenda Cabo Verde

Tipo de Projeto Residencial
Localização Cabo Verde | MG
Área 360 m²
Ano do Projeto 2021
Conclusão do Projeto 2021
Fotografia por Imagens Matheus Garcia Rosa de Souza

Este projeto será executado em uma fazenda escondida no meio das montanhas de Minas, olha que privilégio!
A implantação foi estudada para ficar ao lado de uma das lavouras de café que acolhe e nos conta sua história, neste ponto também conseguimos uma vista ampla de 360 graus! Belos presentes que tornaram o projeto um belo desafio para o escritório! 
Neste local não temos energia elétrica, portanto, aplicamos conhecimentos e estudamos junto a parceiros, o uso total e eficiente de energia fotovoltaica. Lembrando que no nosso escritório, isso já é realidade há quase uma década, portanto, não foi uma solução complicada, mas exigiu um aprofundamento maior no assunto.
Outra questão que precisava ser resolvida era a falta de água no local. Como a construção se situa em uma parte mais alta, isso dificulta pois temos nascentes apenas na parte mais baixa da propriedade, o que também foi resolvido com a solução de energia fotovoltaica. Com o bombeamento que pudemos conseguir a partir dessa solução, trouxemos água direto da nascente para esta região, distante 500 metros e ainda resolvemos outra questão, como a cada ano que passa temos menor taxa de índice pluviométrico, com essa solução acabamos criando um reservatório que pode ser utilizado para irrigação quando necessário! Quando não houver necessidade, conseguimos trazer uma maior umidade para a residência em tempos mais secos e uma piscina com água natural para a diversão da família no final de semana!
Tratados os assuntos de implantação, partimos então para a planta, onde organizamos o programa em três áreas distintas.
1. área privativa para a família, com duas suítes sendo uma com banheira e varanda em comum;
2. área social/serviço que integra cozinha, jantar e estar, além de acesso a área sob o local. Aqui vale a pena ressaltar que encontramos uma bela mostra de uma espécie de árvore da região e permitimos que ela invada a sala e seja admirada. E nesta área, sob um painel de madeira, quase como uma passagem escondida temos o acesso a lavanderia.
3. Na terceira área, temos duas suítes para os visitantes com varanda. 
Toda essa área foi trabalhada com os mesmos materiais, chapas de madeira reflorestada onde se abrem portas de acesso a espaços e armários, dando uma mesma linguagem. No fechamento externo, vidros para apreciação da bela vista e persianas que controlam tanto a luminosidade como a troca térmica. 
Em toda a planta, como é de praxe ao nosso estudo inicial de projeto, fomos buscando áreas positivas e negativas de ventilação, adequadas a cada um dos ambientes. Buscamos também trazer a iluminação natural em cada espaço para maior salubridade através do conforto térmico.  
Utilizamos referências da região aliada a novas tecnologias. O cimento queimado aqui se manteve enquanto estética, mas utilizamos o cimento polimérico que nos empresta melhor conforto térmico e maior elasticidade. As pedras existentes na região vieram para malhas de ferro como revestimentos que enquanto nos contam a história, se mesclam a natureza exuberante existente, além de outras soluções.